segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Produção sobre História de Canindé desenvolvida pelos estudantes da Escola Profissional





Durante a História da Humanidade e do Brasil, muitos grupos sociais deixaram sua marca de contribuição na formação de nossa sociedade, marcas essas, que estão presentes no meio em que vivemos, nas casas, nas igrejas, nas expressões culturais. Muitos desses acontecimentos são lembrados e outros não, pois a maioria destes legados foi deixado por pessoas simples, gente comum, que por muito tempo ficaram silenciadas e esquecidas da memória do povo e através dos Patrimônios Culturais serão lembradas.

Foi pensando nessas problematização, que os alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Capelão Frei Orlando, procuraram transformar uma sonho em realidade, provando que “quem sabe faz a hora não espera acontecer “, nasceu assim o Projeto Memória e Identidade conhecendo nossa História, um sonho da época da Faculdade, com o intuito de desenvolver uma Educação Patrimonial, valorizando assim a história canindeense.

Foi desse projeto elaborado e enviado para FUNCAP, Fundação Cearense de Apoio a Pesquisa, aprovado e iniciando assim as aulas e pesquisas realizadas com os alunos. O objetivo foi estudar a História de Canindé por meio do Patrimônio Cultural.

A Meta foi alcançada, os estudantes tiveram contato com a produção de trabalhados científicos, os quais exigiam uma leitura interpretativa e uma escrita crítica do que pensam sobre o que leem, somado a tudo isso, o principal objetivo foi alcançado: Um maior envolvimento de uma educação patrimonial, valorizando a história de nossa cidade, a história de nosso povo.

Educador Cristiano – EEEP Frei Orlando(Coordenador do Projeto)


Nenhum comentário:

Postar um comentário