sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Trabalho Científico: MATEMÁTICA - APRENDA JOGANDO


CONFIRA OS TRABALHOS CIENTÍFICOS APRESENTADOS PELA ESCOLA NA FEIRA REGIONAL 2012

Título: MATEMÁTICA: APRENDA JOGANDO (1º LUGAR NA AREA CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA )

Autores:
Ádila de Lourdes Ferreira Brito 
Tânia Marília Sales Sampaio
Luiz Anastácio da Cruz



A idéia surgiu das experiências vivenciadas em sala de aula, quando os alunos perceberam a dificuldade dos colegas em aprender matemática. A aprendizagem desta disciplina ainda é rotulada pelos alunos como um desafio. O projeto propõe aos educadores e alunos a utilização do jogos no ensino de Matemática, como estratégia para tornar mais significativas e prazerosas as aulas. Os jogos, podem ser um recurso fundamental para que os alunos compreendam e associem a utilização de conceitos matemáticos, desenvolvam o raciocínio lógico, motivem-se e superem os resultados de aprendizagem. O projeto iniciou com a aplicação de enquetes junto a alunos e educadores da rede estadual,  no intuito de identificar a relevância da utilização de jogos matemáticos na aprendizagem dos conteúdos propostos na matriz curricular da série. Analisando os dados coletados os alunos identificaram a opinião dos professores em relação aos benefícios dessas práticas nos resultados de aprendizagem e quanto aos alunos, se estes conseguem melhores resultados na disciplina por meio dos jogos. Foram confeccionados jogos, no Laboratório de Matemática, aplicando-se junto a grupos de alunos de ensino fundamental e 1º ano do Ensino Médio, para cada um descobrir seu potencial na resolução dos jogos. No cronograma, tem-se a criação de uma página interativa no intuito de compartilhar os jogos e proporcionar a interação entre os alunos e educadores; assim como, também, organizar uma coletânea de jogos para subsidiar aos educadores a implementação de jogos em sua prática pedagógica. A partir dos dados coletados constatou-se que 90% dos educadores de Matemática entrevistados utilizam jogos matemáticos em suas aulas e que  esta prática influencia de forma positiva nos resultados dos alunos; e 78% dos alunos sentem-se mais estimulados nas aulas com a utilização dos jogos, conseguindo compreender o contexto dos conteúdos, desenvolvendo a dedução e o raciocínio lógico.
 Jogos como Sudoku, Torre de Hanói, Kakuro, Quadrado Mágico dentre outros, configuram-se como ferramentas para aliar teoria e prática na Matemática.

E-mail para contato: luiz_anastaciocruz@yahoo.com.br

"Todos podem ver as táticas de minhas conquistas, mas ninguém consegue discernir a estratégia que gerou as vitórias".

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