sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Trabalho Científico: 7º DESAFIO DO MILÊNIO


CONFIRA OS TRABALHOS CIENTÍFICOS APRESENTADOS PELA ESCOLA NA FEIRA REGIONAL 2012

Título: 7º DESAFIO DO MILÊNIO  (2º LUGAR  NA CATEGORIA CIÊNCIAS AMBIENTAIS)

Autores
Moacyr Claudino Ferreira Junior
Marcia Rayana Soares Rodrigues
Francisco Cristiano Silva Pinheiro



A água, um componente indispensável ao seres vivos, está escassa, se dissipando, sem forma de reutilização. Muito se fala em preservar a água limpa, não desperdiçá-la e utilizá-la conscientemente. Isso acontece com a água antes e durante o uso, mas o que acontece com ela após isso? Pouco se fala no que fazer com a água que sai da pia, das descargas, dos chuveiros, nos quaisl são as maiores fontes de desperdício. Pouco também em fossa, que é pra onde toda essa água vai. Moradores para poder adaptar-se à falta de água, acham um jeito de poder usá-la mais uma vez. Dada o nome de fossas sépticas, elas conseguem filtrar, deixar o resíduo próprio para a agricultura, fonte de renda da zona rural. Fácil e simples de implantar, é uma alternativa sustentável.  
O tema proposto foi trabalhado de forma explicativa; procurou-se em vários meios de comunicação, informações úteis para o desenvolvimento do projeto, baseando-se na apostila da Fundação Banco do Brasil, sobre Fossa Séptica Biodigestora. Foram feitas pesquisas em campo, quando observou-se  famílias que não tem saneamento básico em casa, sendo observado tanto na zona rural quanto na zona urbana. O projeto foi apresentado para um representante de cada comunidade rural do município de Canindé, com o apoio do sindicato dos trabalhadores rurais, buscando-se com isso, que as pessoas que residem na zona rural tenham acesso ao saneamento ambiental.
De acordo com os gráficos, índices alarmantes ainda atingem as zonas urbana e rural de Canindé, principalmente em relação ao saneamento ambiental, que quase não existe nos lugares visitados. Agora, em comparação aos números de banheiros, fossas e água encanada, se os mesmos foram elevados ao número de população da região, ainda temos resultados infelizmente insastisfatórios. Onde a implantação das fossas biodigestoras propostas em nosso projeto faria toda a diferença.

E-mail para contato: fcis17@yahoo.com.br

“A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário