quinta-feira, 15 de abril de 2010

ESCOLA EM PARCERIA COM ESTUDANTES DO É -JOVEM DO COLÉGIO PAULO SARASATE REALIZA PALESTRA DE PREVENÇÃO E INFORMAÇÃO SOBRE A GRIPE H1N1

No dia 15 de abril de 2010, a Escola em parceria com um grupo de estudantes do É-Jovem realizou uma palestra educativa com as turmas de Informática, Comércio e Turismo.
O que é gripe A (H1N1)?

É uma doença aguda respiratória altamente contagiosa entre seres humanos, que leva a um quadro de infecção respiratória. Embora ainda não esteja comprovado, acredita-se que o vírus tenha vindo de uma série de mutações originadas em porcos.
Com o aumento dos casos da gripe A (H1N1) no RS, devo usar máscara?

Não há necessidade. Até então, os pacientes contraem o vírus em outros países, e não há contaminação conhecida entre a população gaúcha. Os equipamentos de produção individual, com máscaras, devem ser utilizados por pessoas com suspeita de contaminação (que apresentam sintomas ou estiveram em países afetados ou em contato com viajantes provenientes destes locais e pelos profissionais envolvidos no seu atendimento ou inspeção dos meios de transporte.

Tenho sintomas de gripe. Como posso saber se é um caso de gripe A (H1N1)?

Apenas se houver febre alta repentina (maior que 38 graus centigrados) e tosse, podendo estar acompanhas de algum dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, e dificuldade respiratória. Além disso, o doente deve ter apresentado esses sintomas até 10 dias após sair de países que reportam casos da influenza A ou ter entrado em contato próximo com uma pessoa suspeita de infecção (como alguém que esteve em uma região afetada e apresentou os sintomas até 10 dias depois.

Se suspeitar da gripe A (H1N1), devo procurar um posto de saúde ou um dos hospitais de referência?

Procure a unidade de saúde mais próxima, onde será examinado. Se houver suspeita de contaminação pela gripe A (H1N1), com base na análise clínica e na investigação sobre a possibilidade de exposição ao vírus, poderá ser encaminhado a um hospital de referência. Dependendo da gravidade dos sintomas, o paciente pode ser mantido em casa, bob monitoramento.

Há tratamento para influenza A (H1N1) disponível?

Sim. Há um medicamento antiviral indicado pela OMS e disponível na rede pública de saúde que será usado apenas por recomendação médica, a partir de um protocolo definido pelo Ministério da Saúde. O remédio sói faz efeito se for tomado até 48 horas a partir do início dos sintomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário