quinta-feira, 15 de abril de 2010

AGÊNCIA DOS COOREIOS REALIZA TRABALHO DE CADASTRAMENTO PARA EMISSÃO DO CPF PARA ESTUDANTES DA ESCOLA PROFISSIONAL CAPELÃO FREI ORLANDO


No dia 15/04/2010 esteve durante o turno da manhã realizando um trabalho de culminância da mobilização para emissão do CPF, um documento de importância, uma vez que os jovens da participação, por exemplo no Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM.
A escola realizao um processo de sensibilização junto aos pais, e o Senhor Assis , representante e funcionário da Agência de Canindé, prestou esclarecimentos e motivação dos estudantes.
A escola reconhece no Senhor Assis um parceiro no sentido nesta importante ação.
LEIA UM POUCO MAIS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA AÇÃO NA ESCOLA.
O Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é o registro de um cidadão na Receita Federal brasileira no qual devem estar todos os contribuintes (pessoas físicas brasileiras ou estrangeiras com negócios no Brasil). O CPF armazena informações fornecidas pelo próprio contribuinte e por outros sistemas da Receita Federal.
Cada contribuinte possui um documento, o cartão CPF que garante este cadastro. É um dos principais documentos para cidadãos brasileiros. Ao ser emitido, um CPF gera um número de onze algarismos, sendo os dois últimos dígitos verificadores para evitar erros de digitação. Este número é único para cada contribuinte e não muda, mesmo no caso de perda do cartão.
Sua posse não é obrigatória, mas é necessária para a maior parte das operações financeiras (como abertura de contas em bancos, por exemplo). Há diversos casos em que o CPF pode ser cancelado (por exemplo, quando o contribuinte não faz o recadastramento anual obrigatório ou a declaração de Imposto de Renda por dois anos consecutivos, mas não quando o contribuinte emite cheques sem fundos).
O porte do cartão também não é obrigatório, embora sua apresentação seja exigida em diversas ocasiões, como instrumento auxiliar na autenticação da identidade do indivíduo. Nesses casos, também podem ser apresentados outros documentos oficiais em que o CPF é mencionado, como o RG ou a carteira de motorista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário