quinta-feira, 10 de setembro de 2009

REALIZAÇÃO DA I FAC- FEIRA DE ARTE E CULTURA- “Conhecendo nossas raízes africanas”

VAMOS CONFERIR MOMENTOS DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS NA ESCOLA!















A Feira de Arte e Ciência ( FAC ) é um projeto organizado pelos professores da Escola. Esta atividade consiste em desenvolver projeto científico e artístico-cultura, onde o protagonismo juvenil seja dinamizado nas temáticas de aprendizagem de sala de aula e tendo por tema principal a AFRODESCENDÊNCIA, abrangendo as três áreas do conhecimento: Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Matemática e Ciências Humanas.

Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003
Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e da outras providencias.

"Art. 26- A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.

Baseados nas Leis apresentadas teremos os trabalhos artísticos e científicos voltados para a questão afro descendente.
I - Das finalidades e objetivos da Feira de Ciências são:

Finalidades

Favorecer uma ação curricular ativa, criativa e efetiva que proporcione a descoberta e desenvolvimento dos talentos existentes na escola;
Promover e estimular a prática de trabalhos científicos, artísticos – culturais como instrumento imprescindível à formação individual e coletiva na comunidade escolar;
Fortalecer o domínio de competências e habilidades científicas e culturais, frente às atuais exigências da prática escolar.


Objetivos

Estimular o interesse pela ciência, arte e cultura afrodescendente;
Desenvolver o pensamento científico e cultural dos alunos;
Desenvolver a criatividade dos alunos na sua aprendizagem;
Estimular a iniciativa experimental do protagonismo juvenil;
Integrar os alunos em atividades que promovão o espírito de socialização.

II- Da realização da Feira :

Haverá apresentação nas vertentes científica e artística- cultural. As atividades serão realizadas de 17 a 21 de Agostos, tendo sua culminância no dia 21, onde serão feitas apresentações e exposições de trabalhos científicos e artísticos culturais (projetos de feira).

III- Os participantes

Podem participar da feira alunos do ensino fundamental (9º anos e alunos do ensino médio) concorrendo com trabalhos no respectivo nível
Cada grupo será formado por alunos de diferentes anos e deve ser acompanhado por um professor conselheiro.
O professor conselheiro, será escolhido pelo grupo para trabalhar com ele.
Os trabalhos deverão ser orientados e não confeccionados pelos professores das respectivas áreas de ensino.
O grupo deverá ser composto por no máximo dez integrantes.

COORDENAÇÃO DO EVENTO: Diretora Taylana Queiroz, Coodenadora Raquel Braga, Professor Cristiano Pinheiro e Professor Rogério Lucio.

VI- Julgamento/avaliação


VERTENTE CIENTÍFICA

Critérios
Nº de Pontos
a) Produção Interdisciplinar: verificar se o trabalho constitui uma produção resultante de atividades curriculares, envolvendo os conhecimentos de disciplinas da área.
Até 15 pontos
b) Pensamento Científico: deve-se levar em conta a organização dos procedimentos , o planejamento detalhado, considerando classificações, observações precisas ou experimento controlado, clareza das leis ou relações envolvidas e a compreensão do fenômeno ou teoria científica.
Até 25 pontos
c) Capacidade Criativa:deve-se considerar o objeto de pesquisa selecionado, os tipos de recursos utilizados, os aspectos originais do trabalho, dando relevância a criatividade e a capacidade de organizar cientificamente os dados.
Até 20 pontos
d) Relevância Social: considerar a perspectiva de promoção de mudanças sócio-culturais relevantes para a interação do aluno com sua realidade.
Até 15 pontos
e) Minuciosidade: deve-se observar se o trabalho contém detalhadas todas as etapas, com clareza e objetividade.
Até 10 pontos
f)Habilidade: deve-se considerar as etapas de execução da pesquisa e o nível de participação dos alunos na apresentação dos resultados , examinar se o trabalho está bem construído , e se apresentação é de fácil entendimento.
Até 15 pontos

VERTENTE ARTÍSTICO-CULTURAL

PONTUAÇÃO ÚNICA PARA A VERTENTE CULTURAL ( Artes visuais, dança, paródia, rei e rainha, esquetes teatrais )
1 LUGAR
300 PONTOS
2 LUGAR
150 PONTOS
3 LUGAR
100 PONTOS
4 LUGAR
50 PONTOS

ARTES VISUAIS -
TEMA: Afrodescendência .
Abrangerá as seguintes categorias : a) 5 pinturas: b) 2 desenho; c) 1 painel; d) 5 escultura.
- O painel será entregue no dia 17/08/2009 ( será confeccionado em meia folha de compensado que será entregue pela escola ). A tarefa deverá ser entregue às 15:00 e 30 minutos
- As esculturas e pinturas no dia 18/08/2009 ( deverão ter no mínimo 30 centímetros de alturas e 20 de espessura ). A tarefa deverá ser entregue às 15:00 e 30 minutos
- Os desenhos a lápis deverão ser entregues no dia 19/08/2009 ( deverão ser feitos em papel 40 quilos tamanho oficio ). A tarefa deverá ser entregue às 15:00 e 30 minutos

Critérios de avaliação:
a) Criatividade
b) Consonância com o tema escolhido
c)Expressão de idéias , emoções e sensibilidade artística com clareza e significação imaginativa
d)Qualidade plástica e resultado visual do trabalho.

ESQUETES TEATRAIS
TEMA: Lendas Africanas

Um espetáculo de no máximo 10 (dez) minutos de duração, apresentando de forma criativa , aspectos da cultura africana.
Critérios de avaliação:
a) Criatividade na montagem da peça(adequação do texto, figurinos, adereços e estrutura cênica)
b) Consonância com o tema escolhido
c)Expressão de idéias , emoções e sensibilidade artística com clareza e significação imaginativa
d) Conjunto (entrosamento e talento teatral do grupo)

DANÇA
TEMA: Tipicamente africano.
Critérios:
a) Criatividade
b) Composição coreógrafa
c) Composição Cênica
d) Pesquisa

PARÓDIA
TEMA: Afro brasileiro
Critérios de avaliação:
a) Harmonia (entrosamento musical entre os participantes)
b) Valor artístico (música escolhida e interpretação)
c) Afinação/ performance
d) Música (beleza melódica, harmônica e rítmica) – Adequação da letra à melodia).
e) Letra (concisão gramatical, respeitando os casos de licença poética).
f) Letra que contenha estimulo e respeito as pessoas presentes.
g) Poderá ser utilizado, instrumentos ou play back.
h) A equipe poderá convidar no máximo 2 amigos que não sejam da escola para ajudar na execução da música. Apenas na utilização dos instrumentos, os quais a equipe será responsável, não cabendo a escola conseguir a parte técnica de uma banda por exemplo.


REI E RAINHA AFRO
- Cada equipe deverá apresentar para um concurso de beleza afro-brasileiro uma jovem e um jovem, que deverão estar trajados de forma africana. Não será escolhido o casal, mas o Rei e a Rainha, que poderão ser de equipes diferentes ou não.

Critérios de avaliação:
- Beleza plástica;
- Desfile;
- Vestuário;
- Simpátia.

TAREFAS AFRO-EXTRA

PALESTRA COM PERGUNTAS
- Cada equipe será levada ao auditório para ouvir uma palestra ministrada por convidado, que após o momento discursivo, fará 10 perguntas a 10 alunos escolhidos por ele da equipe. Para cada resposta correta 25 pontos. As respostas serão avaliadas corretas pelo palestrante.

ASSISTÊNCIA A UMA ENTIDADE
- Cada equipe deverá conseguir 50kg de roupas usadas para doação e 500g de moedas de R$ 0,10 centavos.
- Se a equipe atingir 100% de cada tarefa, ganhará 300 pontos por cada uma dela, caso consiga 50% apenas do seu objetivo, receberá a metade dos pontos apresentados.
A tarefa deverá ser entregue dia 20/08/2009 as 15:00 e 30 minutos

PRODUÇÃO DE UM SLIDE SOBRE A TEMÁTICA
- O slide produzido pelos alunos deverão conter no mínimo 25 imagens e no máximo 35, deverá ter uma duração máxima de 5 minutos. Sendo acompanhada por frases que personifiquem a afro-descendência, com trilha sonora e transmitam uma mensagem positiva sobre a temática.
- OS SLIDES SERÃO PONTUADOS MEDIANTE A TABELA DA VERTENTE ARTISTICO CULTURAL.

SEGUNDA-FEIRA

JOGOS DIDÁTICO RELACIONADOS A ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
a)Sudoku em equipe, Cálculos matemáticos ( nono e primeiro ano )
b)Medidas da física
c)Lembrando dos elementos químicos
TAREFA A SEREM ENTREGUES ( PAINÉIS COM O NOME DA EQUIPE )

TERÇA FEIRA

JOGOS DIDÁTICOS RELACIONADOS A CÓDIGOS E LINGUAGENS
TAREFA A SER ENTREGUE ( 5 ESCULTURAS E 5 PINTURAS AFRODESCENDENTES, LETRA DA PARÓDIA )
- Redação.
- Sabatina dos Verbos e Substantivos ( depois estes verbos e substantivos serão passados para inglês e espanhol ).
- Corrida em busca do tesouro ( mapa em espanhol e inglês ).
- Corrida com questões relacionadas aos nonos e ao primeiro aprender.

QUARTA-FEIRA
TAREFAS A SEREM ENTREGUES ( ROUPAS E MOEDAS DE R$ O,O5 CENTAVOS )
TARDE DO ESPORTE
Voley, Futsal, Xadrez, Ping-Pong, Cabo de Guerra

QUINTA-FEIRA

JOGOS DIDÁTICOS RELACIONADOS A ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
TAREFA A SER ENTREGUE ( 2 CARTAZES SOBRE A TEMÁTICA – TAMNANHO CARTOLINA DUPLEX )
- Sabatina sobre temas filosóficos, geográficos, sociológicos e história previamente estudados.
Corrida com questões dos nono anos e do primeiro aprender das quatro áreas do ensino.

SEXTA-FEIRA
- Palestra;
- Feira científica;
- Atividades artísticos culturais a noite e encerramento das atividades.

VAMOS CONFERIR O CONHECIMENTO PRODUZIDO COM OS TRABALHOS CIENTÍFICOS!
VERTENTE CIENTÍFICA NA ESCOLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário