quinta-feira, 10 de setembro de 2009

PARTCIPAÇÃO DA ESCOLA PROFISSIONAL NO DESFILE DO 7 DE SETEMBRO

















TEMA : A identidade profissional de NOSSA ESCOLA
MELHORES MOMENTOS...



Nossa escola participa deste momento, motivada pela idéia de vivenciar a comemoração deste dia como oportunidade de repensar conceitos, com vistas ao despertar de uma consciência verdadeiramente patriótica, e não apenas simbólica. Tempo de repensar os rumos da Nação e o papel a ser desempenhado por um povo consciente da realidade global, e esta consciência inicia-se na escola, quando todos os agentes do processo ensino-aprendizagem abraçam o projeto de educação.
Apresentamos hoje, nossa primeira participação, enquanto escola Profissional, e juntos decidimos falar da identidade profissional vivida nesse novo tempo.
A Escola Estadual de Educação Profissional Capelão Frei Orlando tem um processo histórico como instituição de ensino que retrata e revela as transformações educacionais na política de educação. Nossa escola desenvolve o Ensino Médio Integrado que tem por finalidade vincular a educação básica à educação profissional. O aluno se dedica a conclusão do Ensino Médio Integrado com a formação profissional, fazendo um curso técnico na própria escola,. Neste primeiro ano de 2009, temos implantados 3 (três) cursos profissionais, sendo eles: Turismo, Informática e Comércio e uma experiência com o 9º Ano Integrado, uma parceria com a Secretaria da Educação do município de Canindé.
Neste primeiro ano, apresentamos no desfile um retrato da constituição dos cursos profissionais, das vivências pedagógicas na escola, bem como a filosofia e ações conquistadas e desenvolvidas nos primeiros quatro meses de trabalho. Iniciando o desfile recebemos a estudante Bárbara Jenife Nunes de Azevedo como Pelotão principal, conduzindo um grupo de estudantes que revelam com alegria e entusiasmo nossa identidade de Escola Profissional. As estudantes atuam dentro do desfile com a apresentação de movimentos que ressaltam o orgulho de fazer parte da FREI ORLANDO. Evidenciamos neste trabalho a participação do Professor de Artes, Magno Calixto.
Nossa identidade expressa o nome de Capelão Frei Orlando, herói da 2ª Guerra Mundial, conhecido nas forças armadas como Capitão Capelão Antônio Álvares da Silva – nascido no dia 18 de fevereiro de 1913 em Abaeté – Minas Gerais que apresentando-se como voluntário para participar da Força Expedicionária Brasileira, foi designado para prestar assistência religiosa junto ao 2º batalhão do 13º regimento da infância. Acidentado veio a falecer no dia 20 de fevereiro de 1945 na Rodovia de Bombina – Itália quando levava o alento da fé aos soldados que tomavam posição para o último ataque a Monte Castelo. Hoje, ele é exemplo de modelo de sacerdote para todos aqueles que cumprem no meio militar um trabalho de fé.
A estudante Maria Jedelânia Cavalcante Soares, representante autêntica das turmas de 9º Ano Integrado, abre espaço para a apresentação das Bandeiras Oficiais de nosso País, Estado, Município e Escola. Apresentadas respectivamente pelos estudantes Francisco Bruno Arcelino Vaz, André Luis Bento Soares, Francisco Clóvis Rocha Barroso e Francisco Wildenberg Rodrigues dos Santos.
O papel de educador em nossa escola é assumido por todos, funcionários, professores, gestores e pais de alunos. Como símbolo deste nosso diferencial, o primeiro educador de nossa escolar, o Senhor Adriano, conduz o Brasão do Estado do Ceará.
A Escola Estadual de Educação Profissional Capelão Frei Orlando tem como núcleo gestor, Maria Taylana Queiroz Martins(Diretora), Rachel Braga Alves de Matos (Coordenadora Escolar), Maria Eridam Vieira Medeiros (Secretaria Escolar) desenvolvendo o projeto de escola profissional baseado na filosofia da TESE- Tecnologia Empresarial Sócio-Educacional, e na perspectiva do TEMPO, PRESENÇA e EXEMPLO. Inicia-se um novo tempo no qual a trajetória de sucesso é a meta maior de todos aqueles que participam da escola. Todos, juntos, com a marca FAÇO PARTE DESTA HISTÓRIA e AMO O QUE FAÇO, FAÇO COM AMOR. O quadro docente da Escola é da mais alta competência desempenhando suas atividades com compromisso e buscando a construção do conhecimento, a autonomia, a criatividade e a iniciativa dos alunos tornando-os aptos para o exercício da cidadania.
Agradecemos em especial aos pais que representam a família na escola: Senhora Jocicleide, mãe da aluna Joyciane; Senhora Clara, mãe do aluno Kayo Breno; Senhor Antonio, pai da aluna Anayara; Senhora Margarida, mãe do aluno Victor Hugo e representante de pais no Conselho Escolar; Senhora Rosa Helena, mãe da aluno Tadeu; Senhora Mazé, mãe do aluno Bruno e representante de pais no Conselho Escolar; Senhora Sílvia, mãe da aluna Josimara; Senhor Ney Alcantara, pai do aluno Clóvis e Presidente do Conselho Escolar; Senhora Núbia, mãe da aluna Valdênia;

A inteligência, o aprendizado e a beleza marcam nossa escola com a participação da Estudante Raquel NASCIMENTO SOUSA, eleita também como a mais Bela Estudante de Canindé e uma das grandes finalistas do I SOLETRANDO ESCOLAR.

Evidenciaremos agora, características que constituem o ensino e o modelo de educação apresentando algumas expressões do 9º Ano Integrado e dos Cursos Profissionais:
A EEEP Capelão Frei Orlando é única no Estado do Ceará com estudante de 9º Ano integrados à Educação Profissional, uma experiência que vem dando certo e que conta com o apoio da Secretaria da Educação do Município, em específico na pessoa do Sr. Linderval de Moura Sousa. Trazemos uma simbólica representação dos estudantes .
As turmas de Informática conduzem um símbolo do trabalho profissional nesta área, identificando o pensamento na evolução do tempo e do mundo por meio da Informatização, traçando um paralelo direto com a educação escolar e abordando a ferramenta principal de um Técnico em Informática: a máquina enquanto Computador e o Conhecimento indispensável ao Homem;

BATERIA PARCEIRA- Nossa escola tem a imensa alegria de contar com a participação da bateria do Centro Educacional São Francisco – CNEC, que divide conosco a satisfação de apresentar a comunidade canindeense o brasão de nossa escola, criado pelo estudante Jefferson Salviano de Sousa, identificando traços presentes no brazão do nosso Estado com elementos como o SOL VIBRANTE, e que ilumina os caminhos do nosso Estado, o pássaro e a jangada. A Jangada um dos mais famosos ícones do estado, a jangada representa a tenacidade e bravura do cearense, uma referência ao espírito aventureiro e nômade.
O Pássaro, Representação da liberdade e do pioneirismo da abolição da Escravatura. O pássaro sempre foi representado como um pomba branca, mas na versão atual do escudo assemelha-se a uma andorinha.
Nosso município está representado pela Basílica, uma marca que relaciona o turismo religioso e toda uma história do nosso povo. As cores principais do brasão de nossa escola são: (verde, amarelo, azul e branco) são as mesmas da bandeira do Brasil, uma representação da integração do estado com o Brasil, e da nossa escola com o Ceará e nossa pátria.
A turma de Comércio traz como temática NOSSO NEGÓCIO É COMÉRCIO, enfatizando idéias do homem empreendedor e empresário bem sucedido e articulado com as possibilidades econômicas de um negócio chamado de economia local, regional e brasileira. A matemática faz parte do negócio desta turma;
A turma de Turismo aborda a inter-relação existente no ramo do turismo, que se ramifica enquanto Turismo Religioso, Turismo Histórico e de Arranjos Locais, mas enfatizando a potencialidade de nosso lugar;

Alguns projetos desenvolvidos de maneira exitosa em nossa caminhada, fazem parte desta história e muito tem contribuído para nossa credibilidade educativa junto a comunidade, simbolicamente representados pelos estudantes. Vale ressaltar, que nossa escola tem responsabilidade social e ambiental expressada no grande Projeto Dengue: um problema nosso, vivenciado com um trabalho de campo. Nesse sentido destacamos também o Projeto Plantando Vidas, com duas ações estratégicas: a Coleta Seletiva do Lixo e o Plantio de Mudas. Agradecemos aos parceiros institucionais: Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal do Meio Ambiente a Micro Regional da Saúde.
O Protagonismo Juvenil desta Escola é revelado neste desfile nos Projetos: A História da MPB; Festa Junina com Arte; Grêmio Estudantil, Curso Pré-Vestibular e a Cultura Africana e Afro-Brasileira integradas ao currículo.

Destacamos como ação a grande culminância da TPV – Temáticas Práticas e Vivências por meio do estudo da música brasileira, na qual aparecem personagens como Chiquinha Gonzaga, Patativa do Assaré, Michael Jackson, dentre outros abordados nas ações. Temos também a apresentação do Grêmio Estudantil, UNIÃO DOS ESTUDANTES PROFISSIONAIS – UEP.
Nossa Escola apresenta uma nova proposta de educação que destacamos agora como diferenciais da Escola. Estes diferenciais revelam que o nosso currículo é formado também disciplinas como a TESE, ou seja a construção do projeto de vida dos alunos, inspirada na Tecnologia Educacional Odebrech; a Formação Cidadã, disciplina que discute o papel do cidadão diante das transformações sociais e que conta com um trabalho individualizado do Professor Diretor de Turma, educador responsável por uma turma específica no acompanhamento ao sucesso, permanência e progresso escolar dos estudantes. Nossos estudantes ainda recebem como diferencial de educação o ensino de três idiomas, a Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Inglesa e Língua Estrangeira Hispânica ( Espanhol), representando temos estudantes caracterizados com a cultura de cada país representante destas línguas.
Encerramos nossa participação com a identidade profissional nascida em nosso coração, quando em cada momento do dia-a-dia executamos o Hino da Escola, de autoria de Manoel Messias de Freitas, também compositor do Hino de Canindé e Melodia de Hidelbrando, músico talentoso, dois artistas e talentos da terra de Canindé, no campo da arte, composição e música. Estes são alguns dos valores de nossa terra, que muito nos orgulham pela expressiva contribuição com a construção filosófica da identidade de nossa escola: dizendo a cada um de nós AVANTE, AVANTE! ( o mesmo que ir em frente) ; COMPANHEIROS ( somos todos na caminhada); VAMOS CONSTRUIR A NOSSA HISTÓRIA (nosso importante papel como educador na vida dos estudantes e o papel dos estudantes como protagonista da própria história); DE MÃOS DADAS AOS EDUCADORES ( a forte relação de amizade, respeito e conhecimento entre estudantes e educadores); CHEGAREMOS AO FUTURO COM A VITÓRIA ( o futuro é construção nossa e os projetos de vida indicarão o caminho da vitória) ...
Agradecemos a todos os professores, funcionários, estudantes, pais de alunos que investiram grande empenho para a realização desta nossa primeira participação! Reconhecemos na ação e até no olhar de cada um a forte vontade de fazer acontecer, e estamos animados percebendo em nossos estudantes a reflexão do verdadeiro sentido de contar um pouco da história da escola no dia do desfile cívico da pátria. Um agradecimento em especial à Senhora Fátima Barros Braga, funcionária que sempre motivou a todos nós nesta empreitada organizando e criando os recursos visuais aqui apresentados.
Um agradecimento também muito especial a direção do Centro Educacional São Francisco – CNEC – CANINDÉ, pela parceria compartilhada da bateria, e ao Senhor KIKO coordenador da bateria NOTA MIL. VALEU CNEC. Sem esta colaboração não teria sido possível nosso desfile. O NOSSO MUITO, MUITO OBRIGADA!
Deixamos a mensagem: AVANTE, AVANTE SEMPRE EM FRENTE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário