quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

INSTRUMENTAL QUE FOI UTILIZADO NO SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO DA "TESE"NO AUDITÓRIO DA ESCOLA FREI POLICARPO.

CONVITE PARA PROCESSO DE ADESÃO PARA A COMPOSIÇÃO DA EQUIPE DE

PROFESSORES DA EEEP CAPELÃO FREI ORLANDO


Caros professores e professoras,

A Secretaria da educação do Estado do Ceará, através da 7ª Coordenação regional de
desenvolvimento da educação – 7ª CREDE convida-os a participarem do processo de adesão para
composição da equipe de professores da EEEP Capelão Frei Orlando.

Neste sentido, segue-se um conjunto de informações que embasarão cada professor e professora

Neste processo de adesão. Além da descrição de como será organizado o processo.

Torne-se um professor ou professora da EEEP. Este é um instigante desafio para os educadores.



1 – O que é a EEEP?

É uma escola que fará a articulação do ensino médio com a educação profissional. Esta tarefa se
coloca como um novo desafio para a rede estadual de ensino médio do Ceará. Constitui-se de
uma estratégia para dar efetividade a uma necessidade e anseio dos jovens: vinculação entre a
educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.


2 – Qual é o plano de implantação e expansão da EEEP?

Em 2008, foram implantados 25 EEEP. Seis destas distribuídos no município de Fortaleza
e 19 no interior do Estado, cada um na jurisdição de uma Coordenadoria a Regional de
Desenvolvimento da educação - CREDE. Estes estão situados nos municípios de Pacatuba,
Itapipoca, Bela Cruz, São Benedito, Sobral, Santa Quitéria, Redenção, Pacajus, Tabuleiro do
Norte, Jaguaribe, Quixadá, Crateús, Senador Pompeu, Tauá, Iguatu, Cedro, Barbalha, Crato e
Brejo Santos.

No plano de expressão está prevista a implantação de 25 novas EEEP em 2009 e 49 em 2010,
totalizando nos três anos 99 EEEP.


3 – Como se dará, na EEEP, a articulação do ensino médio com a educação profissional?

Esta articulação pode ser garantida através de três modalidades: integrada, concomitante e
subseqüente. Na EEEP, será priorizada a modalidade integrada. Esta, conforme o Decreto
Federal nº 5.154, pode ser oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental.
Devendo os cursos serem planejados de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional
técnica de nível médio, na mesma instituição de ensino, contando com matrícula única para cada
aluno. A base curricular deve constituir-se de forma unitária combinando a formação geral,
científica e cultural com a formação profissional dos educandos. Para dar conta desta tarefa, os
cursos a serem oferecidos na EEEP serão desenvolvidos em 03 anos, sendo um ano e meio em
tempo integral, além do estágio supervisionando que acontecerá no contrato a partir do 4°
semestre.




4 - Como será constituída a oferta educacional na EEEP Frei Orlando?

Ⅰ – Ensino médio integrado a educação profissional: considerando o contexto dos arranjos
Produtivos e das vocações locais e regionais, optou-se pelo curso de informática,
Turismo e Comércio.

II – e- Jovem: curso de qualificação profissional em informática, cuja oferta será direcionada a
alunos egressos do ensino médio da EEEP e de outras unidades escolares da rede pública
de ensino médio.

III – Prevest: ação complementar de apoio à continuidade dos estudos, cuja oferta será
direcionada a alunos do 3º ano e egressos do ensino médio da rede pública.

IV – Outras possibilidades.


5 – Quais são os princípios básicos da EEEP?

Uma grande referência para implantação da EEEP tem sido experiência do programa de
Desenvolvimento dos Centros de Ensino Experimental – PROCENTRO de Pernambuco. Desta
experiência estamos nos apropriando, especialmente, de sua filosofia de gestão denominada
TESE – tecnologia Empresarial Sócio-educacional – que está servindo de base para definição
dos princípios básicos da EEEP, tais como:

I – Protagonismo juvenil: protagonismo vem do grego e, literalmente, significa lutador
principal. O cerne do protagonismo na EEEP é a participação ativa e construtiva do jovem
na vida da escola. portanto, o jovem como partícipe em todas as ações da escola e
construtor do seu projeto de vida. Neste sentido, a Equipe da EEEP ( núcleo gestor,
professores e demais servidores ) deve criar condições para que o jovem possa vivenciar e
desenvolver suas competências: cognitiva ( aprender a aprender ); produtiva (aprender a fazer);
relacional (aprender a conviver); e pessoal (aprender a ser)

II – Formação continuada: a articulação com a educação profissional e o protagonismo
juvenil tornam a formação continuada, especialmente do professor, uma exigência ainda
maior na EEEP. Isto implica numa disposição dos educadores para um processo contínuo
de aperfeiçoamento profissional e de compromisso com seu auto desenvolvimento.

III - Atitude empresarial: isto significa, essencialmente, o foco no alcance dos objetivos e
resultados pactuados. A EEEP deve ser eficiente nos processos, métodos e técnica de
ensino e aprendizagem e eficaz nos resultados.

IV - Co-responsabilidade: educadores, pais, alunos, SEDUC e outros parceiros
comprometida com com a qualidade do ensino e da aprendizagem, garantindo a eficiência nos
processos e a eficácia nos resultados.

V – Replicabilidade: constitui-se numa das características da pesquisa científica, ou seja, toda
investigação deve poder ser integralmente reproduzida. Neste sentido, a filosofia servir de
referência para as demais escolas da rede estadual.




6 – Quais os desafios metodológicos que a articulação com a educação profissional impõe para
a EEEP?

O grande desafio é articular teoria e prática. Considerando, nesta respectiva, o saber científico
e o saber tácito que advém das experiências coletivas e individuais dos estudantes; a articulação
entre parte e totalidade de forma a permitir uma sintonia entre todos os componentes
curriculares, tanto da formação geral, quanto da especifica; e o rompimento com a dualidade
propedêutico e e profissional através da efetivação de uma base curricular unitária.

Neste sentido, é importante ressaltar que a educação integral não se fez sem adesão de gestores
e de professores encarregados da formação geral e da formação especifica. É preciso discutir e
elaborar coletivamente, as estratégias acadêmico-científicas de integração, o processo de ensino
aprendizagem e uma constante atualização curricular.

3 comentários:

  1. bom!meu nome é Aline sou estudante dessa escola
    e gostei muito os professores são super legais
    mais tambem bem determinados a ensainar a gente uma tecnologia muita avançada e muito bom mesmo os cursos que ofereçe a gente são otímos principalmente na parte de Comercio que eu escolhi para fazer parte do trabalho educador e ensinar aos outros.

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  2. meu nome é THAMIRIS DE CARVALHO LIMA
    ESTUDO NESSA ESCOLA QUE OFEREÇE MUITA TECNOLOGIA....OS PROFESSORES ESTÃO SUPER DISPOSTOS A ENSINAR A GENTE E MELHORAR CADA
    DIA MAIS O NOSSO APRENDIZAGEM DOS (ALUNOS)
    BOM! SÓ ISSO QUE EU TENHO A FALAR(:

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  3. MEU NOME É YONARA ALVES ESTUDO NESTA ESCOLA, APESAR DE NÃO TER ME ADAPTADO TOTALMENTE AINDA,ESTOU GOSTANDO MUITO DA ESCOLA.
    OS PROFESSORES SÃO MUITO LEGAIS E AS FORMAS DE ENSINAR SÃO SUPER DINÂMICAS.
    ADOREI MEUS AMIGOS E APROVEITO PARA MANDAR UM SUPER BEIJO PARA MEUS PROFESSORES E PARA TODOS DA INFORMÁTICA "B"

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