quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Nossas Alunas Sobre Um Outro Olhar


Quando as pessoas olharem umas para as outras na busca do conhecimento integral(na alma), o mundo será como Jesus Cristo sonhou há mais de 2000 anos atrás, um mundo cheio de paz, amor e respeito, onde segundo as palavras dele deveríamos amar o próximo como a nós mesmos. Esta foto destas execelentes alunas de nossa escola representa de forma concreta este pensamento.

Professor Ademildo

Mensagem de Agradecimento

Todas as manifestações de reconhecimento, carinho e respeito por parte do corpo discente de nossa escola, nos fez refletir sobre nossas ações, interações e mediações pedagógicas. Com certeza o dia de hoje mostrou que estamos no caminho certo, e que nossos alunos "PROFISSIONAIS" na sua grande maioria são merecedores de nosso reconhecimento enquanto EDUCADORES PROFISSIONAIS. Parabéns pelas manifestações explícitas de PROTAGONISMO neste dia tão importante para nós professores.

Que Deus abençoe a todos os nossos alunos e que ele nunca os deixe trilhar caminhos que não sejam os caminhos do AMOR,DEDICAÇÃO,RESPONSABILIDADE,HUMILDADE E RESPEITO AO PRÓXIMO.

Professor Ademildo

Disciplina na escola

Uma das mais comuns definições de indisciplina é quando o aluno impede que a escola cumpra com seus objetivos. Mas para que essa indisciplina aconteça ela tem origem em três aspectos: a escola, o professor e o aluno.

* A escola; quando a escola não oferece a perspectiva de construir junto às regras de um convívio, de interação, pois a escola precisa de regras e normas que orientem seu funcionamento e de convivência entre os diferentes elementos que nela atuam. Nesse sentido, as normas passam a ser compreendidas como condição necessária ao convívio social;

* O professor; quando ele não constrói uma aula significativa; quando não critica o aluno que “quebra” conceitos que foram estabelecidos sobre os limites. Um dos fatores que mais estimula a indisciplina, ou a falta de consideração dos alunos ao professor é a falta de coerência entre o que o professor diz e o que ele faz, entre os valores que ele tenta transmitir aos alunos e os que ele mesmo vive. Ou seja, os valores e atitudes cultivados numa escola precisam ser incorporados por toda a equipe de profissionais; a incoerência entre a vivência desses valores pelos professores, pode transmitir aos alunos uma visão distorcida dos valores que a instituição cultiva.

* O aluno; quando procura capturar a atenção do professor; certas posturas que a escola tem, desde que estes valores sejam cultivados. Muitas crianças têm uma criação familiar totalmente autoritária, estão acostumadas a serem surradas e a receberem severos castigos. Por esta razão não conseguem viver em ambiente democrático. Mas também há, muitos pais que acabam dando liberdade excessiva a seus filhos, criando-os indisciplinados, cheios de dengos, que não conseguem conviver com obrigações rotineiras e sentem-se frustrados quando não são os centros das atenções.

Ou seja, as crianças precisam sim aderir as regras (que implicam valores e formas de conduta) e estas somente podem vir de seus educadores, pais ou professores. Os limites implicados por estas regras não devem ser apenas interpretados no seu sentido negativo: o que não pode ser feito ou ultrapassado. Devem também ser entendidos no seu sentido positivo: o limite situa, dá consciência de posição ocupada dentro de algum espaço social – a família, a escola, a sociedade como um todo.

Então é mais fácil para os alunos seguir regras que eles ajudam a criar, chegando à disciplina. Para definir regras, de forma democrática. A classe toda discute, sob a condição de que todos aceitem o que a maioria decidir.

Com a negociação de objetivos e regras com os alunos, estes vão aos poucos aprendendo a ter disciplina, pois a disciplina é de modo geral um trabalho de todos em sala de aula. Constrói-se a melhor forma de acordo com a necessidade.

Cada atividade em sala de aula têm uma disciplina adequada a seu desenvolvimento.

A qualidade de uma instituição escolar depende em grande parte do modo pelo qual ela enfoca o processo de condução das atividades que se desenvolvem nas classes, ou seja, não é somente na escola onde se realiza o processo de ensino-aprendizagem, como também o lugar que traz sempre o momento oportuno para se desenvolver e promover os valores humanos nos alunos. Essa qualidade depende sobre tudo da capacidade dos professores estimularem o esforço dos alunos.

Ao momento em que a criança aprende a administrar sozinha suas tarefas e, se necessário pede a ajuda ao professor. Ela está na conquista de sua autonomia, um aprendizado complexo e longo pelo qual as crianças desenvolvem a disciplina para dar conta de suas tarefas, assim as crianças aprendem desde cedo a se organizar para chegar à autodisciplina.

A disciplina é um hábito interno que facilita em cada pessoa o cumprimento de suas obrigações, é um autodomínio, é a capacidade de utilizar a liberdade pessoal, isto é, a possibilidade de atuar livremente superando os condicionamentos internos e externos que se apresentam na vida cotidiana.

Fonte: Wikipédia.

Professor Ademildo

15 de Outubro. Que Diretora! Que Professores! Que Alunos!

É com muita alegria que a nossa escola parabeniza todos os professores pela passagem deste dia tão especial. Fazer da docência uma profissão é fácil, mas ser um educador para a vida não. Nossa escola é especial, pois tem um corpo docente que faz a diferença, não somente nos conteúdos, mas também na vida de nossos alunos. Para tudo isso se tornar realidade, fomos abençoados com um Núcleo Gestor amigo, dedicado, humano e que além de se preocupar com os profissionais desta instituição de ensino, também se preocupa com as "PESSOAS".

Parabéns a todos do Núcleo Gestor, especialmente à nossa Líder Servidora que a cada dia consegue nos surpreender com essas características a cima citadas. Graças a Deus a educação profissional "foi entregue" a uma pessoa tão boa como você Taylana.

Minha referência a todos nós, verdadeiros EDUCADORES!


Grifos Meus,
Professor Ademildo

sábado, 10 de outubro de 2009

Escola Profissional faz Parceria Com a Secretaria de Turismo

A diretora Taylana Queiroz e o Secretário de Turismo do município de Canindé fizeram uma parceria com o objetivo de proporcionar "um estágio" para os nossos alunos do curso de turismo. Esta parceria foi muito importante para nossos alunos, pois além do incentivo financeiro, eles tiveram a oportunidade de praticar "um dos 4 pilares da educação que é o APRENDER FAZENDO".

Nossa escola agradece o apoio da secretaria de turismo na pessoa do secretário Plínio Gomes.

Em breve as fotos desta ação!



Professor Ademildo

Escola profissional Frei Orlando Produz Documentário Sobre a Festa de São Francisco 2009

Nossa escola aproveitou os dez dias da festa de São Francisco para produzir um documentário sobre a maior festa franciscana do mundo. Neste documentário iremos encontrar relatos dos canindeenses e dos romeiros sobre aspectos religiosos, sociais e outros temas importantes que envolvem uma celebração desta amplitude.

Ele já se encontra em processo de edição!

Professor Ademildo